Pequeno Dicionário Futebolístico – Para Mulheres

Padrão

Ao contrário de minhas amigas e companheiras de blog, posso ser considerada praticamente uma “Maria Chuteira”… Nunca assediei jogadores na beira do gramado não, claro que não, mas sempre fui muito ligada a esportes, e, claro, ao futebol. Já fui várias e várias vezes ver o Galo jogar, e inclusive assisti ao jogo BRASIL X VENEZUELA para as eliminatórias da Copa do Mundo de 1994 no Mineirão. Na época, vi o “baixinho” jogar, gritei “Sai que é sua Taffarel!”, e ouvi a torcida entoar um “Parreira, viado!”, já que, naquela época, ninguém se simpatizava muito com o técnico da nossa “Canarinho”.

No colégio, jogava com várias amigas do mesmo ano, num time de futebol feminino, formado por nós mesmas, chamado “AS LAURETES”, que fez história no campeonato da escola, sempre apitado pelo saudoso TIMBURÉ: o primeiro time de futebol feminino a existir no colégio, o primeiro campeonato feminino de futebol a acontecer, e ainda por cima, organizado por nós em conjunto com a equipe de educação física, e, ainda, o único time a ser campeão por 03 anos consecutivos.

Sendo assim, sinto-me na obrigação de passar para vocês leitoras, e também às outras “Mineiras, Uai!”, desesperadas para entender alguma coisa de futebol, alguns conceitos e regras do nosso esporte do coração, para que possam torcer felizes ao lado dos noivos/maridos/namorados/irmãos, durante esta Copa, sem dar muito vexame…

* Pênalti: Acontece quando um jogador do time que está atacando sofre falta dentro da grande área. Nestes casos, o árbitro da partida e o bandeirinha (árbitro auxiliar) têm que ter muita atenção e poder de decidir rápido se o que ocorreu foi realmente o Pênalti, que é a penalidade máxima, ou se foi apenas um lance normal. Descartada a hipótese de um simples esbarrão comum, o jogador que sofreu a falta, ou outro que o time escolher, cobra o Pênalti, chutando da marca em forma de bola, que fica dentro da grande área, o que geralmente leva ao gol. Pode acontecer ainda de o jogador atacante fingir que sofreu falta dentro da grande área, e se o árbitro desconfiar disso, pode aplicar um cartão amarelo!

(Até a copa de 86, quando eu tinha 06 anos de idade, eu acreditava que PÊNALTI era o nome de um jogador muito famoso que fazia gols em quase todas as partidas! Não entendia porque todos riam de mim quando eu falava: “Vai Pênalti!”; “Faz o gol Pênalti!”; “O Pênalti não está jogando?”; ou ainda, “O Pênalti é o melhor jogador do mundo!”)

* Cartão Amarelo: é como uma advertência para o jogador indisciplinado, que comete faltas desnecessárias, reclama demais do juiz, simula faltas que não aconteceram, etc. Se um jogador receber mais de um Cartão Amarelo numa única partida, é expulso de campo, com o Cartão Vermelho aplicado logo em seguida ao 2º Amarelo. Os Cartões Amarelos podem ser cumulativos numa mesma fase do campeonato; assim, quando o jogador recebe 03 cartões amarelos, fica suspenso, proibido de atuar no jogo seguinte.

* Cartão Vermelho: este já é uma punição ao jogador que cometeu uma ou mais faltas graves dentro de campo, e por isto merece ser expulso do jogo. Na realidade, todo o time é penalizado, já que passa a jogar desfalcado, com 1 jogador a menos.

(Quando eu era criança pequena lá em “Belzonti”, achava a coisa mais linda quando o juiz mostrava o cartão amarelo ou vermelho, e ficava com dó dele, pois ele só tinha 02 cartões, enquanto eu tinha uma pasta inteirinha de cartões, papéis de carta e envelopes de todas as cores e desenhos possíveis!)

* Impedimento: muita calma nesta hora! Não pense que vai ler isso aqui e achar que já é a expert em futebol não, heim?! O negó é o seguí: os zagueiros, últimos jogadores do time que está defendendo, formam a “linha de impedimento”, entre o goleiro deles e os atacantes do time oposto. Exemplo prático: o Impedimento se dá quando, no exato momento em que Káká faz o passe para Robinho, este último se encontra à frente dos zagueiros do outro time, ou seja, à frente da chamada linha de impedimento, entre o goleiro e os zagueiros do adversário! Entenderam? Não é simples? Bom, nem tão simples assim, pois até pra nós que assistimos o jogo em casa, com todos os lances vistos de perto e com efeitos especiais da TV ficamos na dúvida se foi impedimento ou não, imaginem só o juiz e o bandeirinha, coitado, que têm que resolver no momento que o lance ocorre!

(Nunca gostei muito deste tal de impedimento não. Se ele não existisse, o jogo ia ser muito melhor, com mais gols e a bola rolando mais tempo, vocês não acham? Que tal sugerir a mudança desta regra pra FIFA?)

* Escanteio: ou “corner”, ocorre quando o último jogador a tocar na bola e jogá-la para a linha de fundo do campo é do time que está defendendo, pode ser o próprio goleiro, ou os zagueiros, laterais, etc. Um jogador do time que estava atacando vai até a quina do campo e faz a cobrança de Escanteio, chutando a bola, geralmente pra dentro da área adversária. Se a bola não tocar em nenhum jogador e entrar pro gol, aí é correr pro abraço, pois acontece o famoso “gol olímpico”, um dos mais difíceis de se fazer, e mais raros de acontecer!

(Preciso dizer que há 20 anos atrás eu pensava que “gol olímpico” valia 2 e “gol comum” valia 1?)

Ana.

Anúncios

Sobre Ana Letícia

@analeticia Autora do blog Mineiras, uai! desde 2004, nasceu em Belo Horizonte-MG. É advogada e sagitariana. Gosta de poesia, literatura, fotografia música boa e dança clássica, contemporânea, de salão, etc. Já quis ser bailarina, como toda menina, e até hoje fica nas pontas dos pés. Participou do Projeto Macabéa com outros escritores blogueiros do Brasil, e foi uma das editoras do Castelo do Poeta, junto com seu primo, o saudoso poeta João Lenjob.

COMENTE!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s