Receitinha: Torta “Banoffee”¹

Padrão

Certa feita, 4 pessoas apaixonadas por comida gostosa se sentaram para conversar sobre… comida! O resultado, muitas receitas trocadas, novas amizades feitas e muita água na boca e ideias na cabeça!

Num recente encontro deste tipo fui apresentada por um amigo do Paraná para a Torta Banoffee – segundo a Wikipedia², o nome vem da junção das palavras banana + toffee. No exato momento em que ele me contou sobre a receita, fiquei interessadíssima em testar, pela sua facilidade e potencial para ser deliciosa!

Dito e feito. Levei a tal Banoffee Pie a uma festinha na casa de uma amiga e não sobrou nem migalha para contar história!

Dizem por aí que as coisas boas devem ser compartilhadas… Assim, segue a receita!

Banoffee_1Ingredientes:

– 1 pacote de 335g de biscoitos amanteigados (usei da marca Bauducco, mas podem ser facilmente substituídos por biscoito de maizena, biscoito “Maria”, e por aí vai);

– 3 colheres de sopa de manteiga derretida (usei a com sal, mas pode ser substituída pela manteiga sem sal);

– 500g de doce de leite;

– 5 ou 6 bananas nanicas (em MG chamamos de banana “caturra”) firmes e maduras;

– 500 g de creme de leite fresco;

– 2 colheres de sopa de açúcar. Banoffee_2 Modo de fazer:

Para a massa (base da torta), triture os biscoitos num processador (ou liquidificador) e, numa vasilha, despejar sobre a farinha de biscoitos a manteiga derretida. Amassar com os dedos até ficar com aspecto de farofa. Despeje a mistura na forma que irá utilizar (pode ser de aro removível, ou um refratário de louça ou vidro, ou até mesmo em taças individuais) e pressione a massa, forrando todo o fundo e os lados da forma. Levar ao forno quente por aproximadamente 7 minutos³.

Recheio:

1ª camada: Sobre a massa já fria, despeje o doce de leite, que pode ser feito em casa (leite condensado na panela de pressão).

2ª camada: Pique as bananas em rodelas, e cubra o doce de leite. banoffee_6 3ª camada: Chantilly. Para fazer o creme de leite fresco virar chantilly é muito simples, porém há algumas regrinhas a serem seguidas…

Primeira regra: o creme de leite tem que estar bem geladinho, assim como as espátulas e a tigela da batedeira. Sendo assim, cuide para que estes itens fiquem na geladeira ou congelador desde o início da montagem da torta. Dito isso, bata o creme de leite fresco e junte o açúcar aos poucos.

Aí vem a segunda regra do chantilly: não bata durante muito tempo, pois a mistura pode desandar e virar manteiga! O segredo é: quando formar picos firmes (parece claras em neve), desligue a batedeira imediatamente e o chantilly estará pronto!

–> Despeje o chantilly por cima da torta, ajeitando com uma espátula. Caso prefira, pode usar um saco de confeitar. Cubra toda a banana com o chantilly.

4ª camada (opcional): cacau em pó (ou chocolate em pó) polvilhado por cima, ou ainda, raspas de chocolate meio amargo salpicado, ou, se preferir, canela em pó.

Mantenha a torta na geladeira até o momento de servir.

banoffee_6Ana.

_____________________________________________

¹ Também conhecida como Banoffee Pie, Torta Banoffee, Banoffi ou Banoff .

² http://en.wikipedia.org/wiki/Banoffee_pie

³ Fiz a receita duas vezes: da primeira, levei a massa ao forno, e da segunda, não. Em ambas ficou delicioso, porém o detalhe do forno faz com que a base fique mais firme. Entretanto, não é obrigatório, pois não altera no sabor final da receita.

Se for montar em taças individuais, sugiro que não leve ao forno a massa, a não ser que a forminha seja resistente a calor – neste caso, é possível que o tempo para assar seja diminuído. Portanto, não custa ficar de olho para não queimar!

*** Todas as imagens foram retiradas do Google, e se clicar nelas, serão redirecionados para os links originais. Não deu tempo de fotografar as minhas tortas, pessoal comeu antes! 🙂

 

Anúncios

COMENTE!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s