BATEU UMA SAUDADE DE MINAS……….

Padrão
Para quem não mora no lugar de origem, tem dia que bate uma saudade da terrinha…

Belo Horizonte


Moro em BH desde que nasci, mas conheço várias e várias pessoas de fora, que saem de suas casas aconchegantes para tentar a vida na capital mineira, em outras regiões do país e até no exterior… Daí sempre penso, será que essas pessoas não morrem de saudades de casa? Daquele cafezinho de mãe, da cama quente pra dormir, das coisas que deixou para trás a fim de conhecer novos horizontes e ganhar a vida…

Pensando nisso e inspirada num e-mail que recebemos do Leandro Antunes, um mineiro ausente originário de Formiga (sim, isto é nome de cidade), que por acaso achou nosso blog no Google e mora hoje em Floripa, (segundo ele, achou o “Mineiras, Uai!” o máximo, e como mora fora, bateu uma baita saudade de Minas… Obrigada Leandro, por ser mais um amigo das mineiras, uai!), escrevo este texto tentando recordar as mais belas cidades das Gerais. E já que estamos em pique de feriado, porque não viajar?

Dá uma saudade de ver de novo, saudade de estar aqui, ali… de reviver e conviver… Saudades das cidades de Minas, do “jeitim mineirim” de ser, da tradição, da culinária, das crenças e credos, das festas de interior, do frio que bate de madrugada, e do calor que esquenta as cachoeiras… Tudo isso compõem esta tão adorada Minas Gerais.

Minas é mesmo um “trem”…
Trem de ferro que percorre as montanhas das Gerais, passa boi, passa lavoura, passam pessoas, passam cidades. Cidades que ficam no coração, povo acolhedor que demonstra seu carinho e abraça a quem passa. Todos são amigos… mas também há ressabiados com os tipos estranhos, porque “minerim” que é “minerim” mesmo, é desconfiado!


Entre planaltos, depressões, vales, serras, picos, cavernas, florestas, rios, cerrado,
está o povo mineiro. (Só não temos o mar, hehehehe.)

Os colonizadores e os tropeiros chegaram a Minas e nos deram de presente a tão comentada Estrada Real: Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João Del Rei, Sabará, Lagoa Santa, Santa Luzia, Serra do Cipó, Glaura, Acuruí, Serro, Milho Verde, Diamantina, Itapanhoacanga, Córregos, São Gonçalo do Rio das Pedras, Conceição do Mato Dentro, Catas Altas, Barão de Cocais…

Ouro Preto - MG - Brasil


No triângulo mineiro temos os três “b” de Minas: Berlândia, Beraba, e a B…(píííí) de Araguari (brincadeirinha, gente), além de Tupaciguara, Ponte Nova, Volta Grande, Jaguara, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Romaria, Monte Carmelo, Monte Alegre de Minas, Coromandel, Douradoquara, Irai de Minas, Abadia dos Dourados…

No norte do Estado, cerrado e calor forte caracterizam as cidades de Curvelo, Montes Claros, Salinas, Corinto, Felixlândia, Presidente Juscelino, Gouvêa, Inimutaba, Manga, Porteirinha, Janaúba, Januária, Itacarambi, Itamarandiba…

No leste encontramos a cidade que mais exporta pessoas para os EUA, Governador Valadares. E também temos Teófilo Otoni, Nanuque, Timóteo, Ipatinga, Caratinga, João Monlevade, Nova Era (cidade natal do Pras Cabeças e do Ontem e Hoje, terra também do João Lenjob, que escreve belas poesias), e Manhuaçu (já pertim do Espírito Santo)…

Santuário do Caraça


A seca e os projetos de desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha encantam as pessoas que passam por: Jequitinhonha, Medina, Itaobim, Novo Cruzeiro, Minas Novas, Capelinha…

Como não falar da região metropolitana: lindo Belo Horizonte, Nova Lima, Sabará, Santa Luzia, Lagoa Santa, Caeté, Betim, Contagem, Itabira, Itabirito, e adjacências… Moeda, Lavras Novas…

E do sul de Minas, pertinho de Sampa e do Rio: Viçosa, Ubá, Cataguases, Muriaé, Barbacena, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Três Corações, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Lavras, Varrrrrrginha…
Vixi, não há cidade que acabe!

Patos de Minas, Carmo do Paranaíba, Lagoa Formosa, Rio Paranaíba, Presidente Olegário, Guimarânea, Araxá, Guanhães, Sabinópolis, Formiga, Sete Lagoas, Divinópolis, Itaúna, Coronel Fabriciano, Patrocínio, Unaí, Paracatu, Pirapora….

E onde eu encaixo Cipotânea, heim Dô?

(Perdoem-me se alguma cidade foi encaixada no lugar errado…)


Com certeza cada um de vocês leitores têm histórias para contar de alguma dessas cidades, eu mesma amo viajar, amo as cidades e a cultura do interior de Minas, já passei por vários lugares e cada um tem um marco, principalmente Curvelo que é minha terra do coração.

E você, qual a sua predileta? Faltou alguma cidade que conheceu? Conte sua história, descubra Minas…

Beijos Lú

Ps: Dica de site bacana sobre Minas Gerais é o Descubra Minas, lá vocês encontrarão fotos e dicas de roteiros de babar! Vamos descobrir?

Anúncios

Sobre Ana Letícia

@analeticia Autora do blog Mineiras, uai! desde 2004, nasceu em Belo Horizonte-MG. É advogada e sagitariana. Gosta de poesia, literatura, fotografia música boa e dança clássica, contemporânea, de salão, etc. Já quis ser bailarina, como toda menina, e até hoje fica nas pontas dos pés. Participou do Projeto Macabéa com outros escritores blogueiros do Brasil, e foi uma das editoras do Castelo do Poeta, junto com seu primo, o saudoso poeta João Lenjob.

COMENTE!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s