Água, bem escasso!

Padrão
Para quem ainda não caiu na real, o mundo está ficando sem água! É, não digo água nos rios e mares, porque a Terra é formada mais de água do que de terra, mas falo de água potável, consumível, porque, afinal, nosso corpo possui ¾ de sua totalidade em água (lembro da época de Ciências no colégio…)

Existe um projeto muito legal em Minas, chamado “Projeto Manuelzão”, que por sinal é um dos mais bem conceituados projetos de meio ambiente do nosso estado, com objetivos de pesquisa, mobilização social e educação ambiental. Ele trabalha junto às prefeituras e às associações comunitárias de municípios que integram a bacia hidrográfica do Rio das Velhas. O projeto visa à recuperação e preservação dessa bacia, através da conscientização social e ambiental das populações ribeirinhas e regionais sobre a importância da água limpa.

Engraçado que aprendi tudo isso ajudando minha prima Débora a fazer um trabalho de 3º ano, quem diria… Antes disso, nunca tinha ouvido falar no projeto, apesar de saber que o Rio das Velhas não anda tão limpinho como em certos pedaços.

E não precisa andar muito para constatar. Quem passa em Santa Luzia, aqui do lado, vê sobre a ponte que liga a parte baixa à alta, uma imensidão do rio toda negra… e não para por ai! Lembram daquele “caiaqueiro” que percorreu todo o Rio das Velhas no início deste ano? Não achou nada de bom, tinha hora que precisava usar máscaras para terminar o percurso.

O mais importante no Projeto Manuelzão é sua divulgação, para que a população ajude no trabalho de recuperação e preservação do rio. Lembrando que não estou só falando do Velhas, mas tem muito mais rios precisando de recuperação.

Devemos lembrar também que a ajuda vai ser revertida para nós mesmos, pois em vários rios brasileiros, como o velho Chico (Rio São Francisco) temos instaladas hidrelétricas que geram energia para nossas casas (já imaginaram a ocorrência de um apagão novamente? Nem me lembre daquele quando eu estava saindo da PUC e vi BH negra!!!)

E a falta de água potável como seria? Os apocalípticos dizem que esta pode ser a causa do fim do mundo… vai saber?

Vamos tentar pelo menos fazer nossa parte.

Está dado meu recado.

Beijos Lú
Anúncios

Sobre Ana Letícia

@analeticia Autora do blog Mineiras, uai! desde 2004, nasceu em Belo Horizonte-MG. É advogada e sagitariana. Gosta de poesia, literatura, fotografia música boa e dança clássica, contemporânea, de salão, etc. Já quis ser bailarina, como toda menina, e até hoje fica nas pontas dos pés. Participou do Projeto Macabéa com outros escritores blogueiros do Brasil, e foi uma das editoras do Castelo do Poeta, junto com seu primo, o saudoso poeta João Lenjob.

COMENTE!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s