Este sábado foi dia de reencontro entre eu, Dô e Lu (uma vez que eu não mais estou trabalhando ao lado delas no escritório de advocacia). As meninas vieram aqui prá casa, prá gente contar casos, comer, beber e resolver algumas pendências no nosso blog.
Uma delas, vocês já devem ter notado: mudamos (de novo!) nosso layout! O template anterior estava dando pau, tentamos atualizá-lo, mas não deu certo… Ficamos com este mesmo, que é meio tristinho (não é Rosa), mas ficou bom também, né? E também personalizamos nossos Comentários, (que espero não fiquem vazios), resolvemos publicar mais fotos, etc. Virão por aí, também assuntos mais polêmicos, sem perder nossa marca registrada do bom humor, informação, ilustração, etc…
Então, as MineirasUai se juntaram, com a companhia sempre falante de minha mãe, e foram prá cozinha daqui de casa! Siiiiiimmm, mas não vão pensando que a gente foi cozinhar não, viu, machistas e machões de plantão!? Fizemos um drinkzinho de morango, tá zin? E com direito à cachaça da boa!
Nosso drink MineirasUai e nós (mais a mamãe – de vermelho)
Drink Mineiras, Uai!
– 1 lata de leite condensado
– 150g de morangos lavados e picados
– 3 doses (mais ou menos) de cachaça (utilizamos a “Rainha das Gerais”, deliciosa!)
– Muuuuuito Gelo picado
Bata todos os ingredientes no liqüidificador, reservando alguns moranguinhos pequenos e inteiros para enfeitar as taças, e voilá! (Para enfeitar as taças com os morangos, parta-os ao meio, até mais ou menos 1/3, a partir da base – sem as folhinhas – e encaixe na borda da taça.)
Gente, ficou muito bom!
Acompanhamos o drink com empadinhas de frango e pão-de-queijo (claro!), enquanto resolvíamos o destino de nosso cantinho internético.
Lá pelas tantas, resolvemos comer (mais!?) uma sobremesa que virou especialidade daqui de casa. Trata-se de uma Torta/Pavê de Chocolate.
Torta/Pavê de Chocolate
– 1 lata de doce de leite
– 2 latas de creme de leite (ou 3 caixinhas)
– Cacau em Pó peneirado (a gosto)
– 2 pacotes de Biscoito de Maisena
– Conhaque (a gosto)
– Essência de baunilha (a gosto)
– Leite
– Nozes e castanhas picadas (opcional)
Misture o doce de leite, com o creme de leite e o cacau em pó. Eu vou peneirando o cacau aos poucos e misturando tudo, até ficar bem preto, e com gosto de chocolate. Depois, despeje mais ou menos 1 dose de conhaque e 1 tampinha de essência de baunilha no creme, misturando bem. Gosto de usar um misturador (parece um batedor de ovo, sabem?), pois deixa a mistura bem lisa e encorpada. Você pode também incorporar a este creme as nozes e castanhas picadas (ou qualquer outra fruta seca/cristalizada), fica muito bom. Numa outra vasilha (tipo pirex), despeje os biscoitos (1 pacote de cada vez, senão uns ficam mais molhados que os outros) e molhe-os com um pouco de leite com um pouquinho só de conhaque. Não empape os biscoitos, apenas amoleça-os o suficiente para que seja possível transportá-los ao vasilhame final. Enfim, forre um outro pirex com os biscoitos já molhados (1 camada). Despeje um pouco do creme por cima e espalhe para ficar uma superfície mais ou menos uniforme. E vá fazendo camadas de biscoito e creme, até finalizar com o creme. Para enfeitar, você pode peneirar um pouco de cacau em pó por cima (fica parecendo trufa, sabe?), espalhar morangos, cerejas, nozes e castanhas picadas. Leve à geladeira por algumas horas e pode servir! Ah! Esta montagem também pode ser feita numa forma de aro removível. Depois de gelada, é só remover o aro. ela não desmonta, fica parecendo um bolo em camadas, muito bonita e apetitosa!
Hoje fui a um restaurante na Pampulha chamado Paladino, com papai, mamãe, Ângelo, Tia Consola, Tio Clóvis e Tia Sheila (os 2 últimos, integrantes do grupo de Teatro Espontâneo Vida em Cena, espetáculo!) A comida de lá é divina, e o ambiente idem, súper integrado com a natureza, decoração bem rústica (de demolição). Prá quem tem criança é muito bom, pois tem recreadores à disposição, por conta da criançada. Lá eles servem um chop artesanal, chamado FalkeBier. Dizem que é muito gostoso, mas não pudemos provar, pois a maquininha de servir chop emperrou (tinha que ser hoje???). Qualquer dia desses vou tomar… huuumm deu água na boca. O prato mais pedido do local é a “Galinha D´angola (“tô fraco”!) com Purê de Batata Barôa”. Minha tia comeu isso ontem, eu provei e achei uma delícia! Uma boa pedida também o “Filé de lingüado ao Molho de Maracujá com Risoto de alho-poró”, divino! Foi o que eu e mami comemos.
Museu de Arte, à beira da Lagoa da Pampulha, BH-MG.
Ai, queria falar sobre tanta coisa! Afinal o findi foi bem agitado! Começou com uma festinha na sexta-feira, de despedida do meu grande amigo Zanini, que está voltando prá França nesta terça-feira. A Fernandinha (grande amiga minha há 19 anos) e um amigo dela (Lúcio), foram comigo, e nos divertimos à beça. Muito em parte pela receita de Suquinhos Gummmy (lembram dos ursinhos do desenho animado, que tomavam um suquinho vermelho e ficavam fortões, saíam pulando e batendo em todo mundo?), desenvolvida e confeccionada na festa pelo “Chef” Lúcio e suas ajudantes (Fê e Eu). Ficou muito bom, tipo um frozen (vodka, clight de morango e muuuuuito gelo, batendo tudo no liqüidificador), mas tem que tomar cuidado prá não beber muito, pq vodka vcs sabem, né? Um perigo!
Enfim, fico por aqui (Ufa!)… Testem as receitas e me dêem um feed-back!
Inté mais ver!
Ana Letícia
Ps.: Hoje é niver do meu sogrinho Malber! Parabééééééénssss! 😀