"Cipotânea", Eis a questão!!!

Padrão

Feriadão do “bão”, hein galera?! Acho que toda semana (trabalho, estudo, responsabilidades…) deveria começar na quarta-feira… Seria ótimo!
Viajei para Cipotânea, cidade onde nasci e vivi até os meus 17 anos. Fui visitar meus pais, que moram lá, e encontrar meus amigos (Fernanda, Lucieni, Aline, Fá e uma galerinha de Juiz de Fora: Gordo, Pet, Frozó e Samuel). Minha rotina foi, basicamente, cachoeira-churrasco e vice-versa (churrasco-cachoeira)… Ou seja, só animação!
Cipotânea fica na Zona da Mata mineira (perto de Barbacena), é uma cidade que nunca ouviu falar em asfalto (muita poeira…), ou melhor, lá só ouvimos falar, mas o asfalto nunca chega! Possui 7.000 habitantes, logo, é uma cidade “pacata”. Mas, nesse feriadão, Cipotânea estremeceu, devido à galera e, claro, o motivo principal: “política”. É isso mesmo, estamos chegando perto das eleições, e lá também tem votação! (Tá pensando o quê, cara pálida?! Lá tem prefeito também!). Fato histórico: desta vez são 3 candidatos à Prefeitura Cipotanense(geralmente são dois). Inclusive meu tio José Antônio, nº 40, é um deles (olha a propaganda eleitoral!!!), concorrendo pela 1º vez.
É por este fato (de meu tio ser candidato), que tive a oportunidade de saber o quanto existe gente pobre neste mundo, até em Cipotânea. Vê se pode! Tem gente que nunca foi à praça e nem à Igreja (que ficam no Centro da cidade) e nem no trailler do Gelim. (rs) Falando sério, ele relatou fatos de dar até depressão, e de agradecermos todos os dias à Deus, pela saúde, alimento, moradia, e inúmeras outras coisas que possuímos, e que às vezes nos revoltamos por nada. Ele contou um caso de um cara de + ou – uns 50 anos (louco) que vive nú, no quintal da casa onde mora o resto da família… Isso é só o início, pois, tem muita gente sofredora lá em Cipó… quêqueisso….
Na maioria das vezes, essas pessoas moram muito longe (na roça da roça) e não temos nem contato, eu mesma não sabia!!! Mas creio que esta situação pode e vai melhorar!!! Por outro lado, Cipotânea tem um povo muito hospitaleiro, simples e feliz. Na minha casa, tem direito a fogão à lenha, quintal, galinhas e até uma gatinha muito chata que chama-se Nena (segundo minha irmã). Ô gata chata… ela é um purgante… credo… Já viram gato se esquentar no fogo do fogão à lenha? Só pode ser a Nena mesmo… ninguém merece…
A cidade é “famosa” (modesta eu , né?!) pelo tanto de padre e freira que nasce lá e também pelo tanto de doido que tem… Todo 2º final de semana do mês de Julho é comemorado a Festa do Milho (sexta-feira, sábado e domingo). Vocês acreditam que inventaram a tal da Festa do Sabuco? (não é sabugo não, é sabuCo mesmo)… onde só tem doido fazendo o show em plena segunda-feira, e quem comanda a festa é o Joaquim da Semente, junto com o Itamar Changonha… êta maravilha…. é muito engraçado… vale à pena conferir…
Ah! A cachaça de lá é supimpa (Cachaça do Zé Rezende).
Desse jeito, acho que vou escrever um livro sobre Cipotânea!!! Mas já tem. Foi o Dr. Geraldo Barroso quem escreveu…. Pois é, conheço todo mundo de lá, com exceção de umas pessoas que moram beeeeemmmm lá na roça mesmo… Nossa, da próxima vez conto mais – já sei, nas eleições! É claro que eu voto lá, né?!

Donária

Vista da bucólica Cipotânea – MG! Posted by Hello

Anúncios

Sobre Ana Letícia

@analeticia Autora do blog Mineiras, uai! desde 2004, nasceu em Belo Horizonte-MG. É advogada e sagitariana. Gosta de poesia, literatura, fotografia música boa e dança clássica, contemporânea, de salão, etc. Já quis ser bailarina, como toda menina, e até hoje fica nas pontas dos pés. Participou do Projeto Macabéa com outros escritores blogueiros do Brasil, e foi uma das editoras do Castelo do Poeta, junto com seu primo, o saudoso poeta João Lenjob.

»

  1. Adorei seu blog, acredita que ele vai levar ate progresso pra sua cidade? Pois é, convenci minha organização a montar uma escola de informatica la! Acredita? Pois é! É verdade pode espalhar a boa nova em Agosto estaremos divulgando.

    Um abraço de um cara que gostou desta cidade

    Cristian

    Curtir

COMENTE!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s