Comida!

Padrão

Quer impressionar na cozinha?

Dê uma de fodona no fogão (hã-hã), de entendida de comida étnica, com o facílimo e delicioso “Strogonoff de Palmito”, que tem um gostinho oriental, meio indiano!

Você vai precisar de:

– Panela grande, pois rende bastante, dá para umas 4, 5 pessoas comerem bem;
– 1 vidro médio de palmito (do grosso) de boa qualidade (bem macio) cortado em rodelas grandes;
– 1 pote pequeno de champignon (cogumelos) – pode ser do pequeno ou do grandão, a seu gosto, picado no sentido longitudinal;
– 5 tomates grandes bem maduros, picados em cubos;
– 1 cebola pequena bem picadinha;
– 5 dentes de alho bem picadinhos;
– 1 colher de sopa de azeite de boa qualidade;
– 1/2 lata de milho verde;
– 1 colher de sopa de extrato de tomate;
– Alcaparras a gosto;
– 1 lata de creme de leite (pode ser do light)
– Queijo provolone picado em cubos grandes, aproximadamente 300g;
– 1/2 colher de sopa de curry (caril);
– 5 sementes de cardamomo;
– Pimenta do reino em pó a gosto;
Chimichurri a gosto;
– Noz moscada em pó a gosto;

Refogue no azeite o alho e a cebola. Quando murcharem e começarem a dourar, junte o tomate picado e o extrato de tomate. Deixe murchar bem. Vá colocando água aos poucos, à medida que a panela ficar seca, para ir formando um caldo.

Quando o tomate já estiver cozido, vá colocando os outros ingredientes: champignon, palmito, milho verde, alcaparras. Coloque também os temperos: pimenta do reino, noz moscada, chimichurri, curry e cardamomo (descasque cada sementinha e coloque apenas aqueles grãozinhos que ficam dentro). Não se esqueça de ir colocando água, enquanto precisar. O caldo deve ser mais para grosso, não pode ser muito ralo.

Deixe cozinhando um tempo, para apurar os temperos. Caso goste e sinta necessidade, adicione mais 1/4 ou 1/2 colher de sopa de curry.

Antes de levar à mesa, junte o queijo provolone e misture um pouco para que ele comece a derreter. Só então desligue o fogo e coloque o creme de leite, incorporando-o totalmente.

Prove e, caso necessário, corrija o sal.

Leve à mesa e sirva com arroz branco e salada de folhas verdes.

Obs. 1: Esta receita não leva carne, mas é bem substanciosa. No entanto, se você não for vegeriano(a), sirva com a carne de seu gosto, grelhada ou assada, ou como quiser.

Obs. 2: Eu não coloco sal, pois todos quase todos os ingredientes já são salgadinhos e temperados, como o palmito, o champignon e as alcaparras. Estas, eu passo em água corrente abundante antes de usar, pois absorvem demais a salmoura, e ficam insuportáveis se você não fizer isto.

Obs. 3: Eu uso 1/2 lata de creme de leite light, e 1/2 colher de sopa apenas de curry, pois ele é um tempero forte e meio apimentado, que deve ser usado com moderação (mas dá um sabor e uma cor dourada maravilhosos!).

Obs. 4: O chimichurri, para quem não conhece, é um tempero típico da Argentina e do Uruguai, que leva alho, cebola, salsinha, pimentão, orégano, louro, cebolinha e pimenta calabresa desitratados, e outras pimentas. Eu gosto de usá-lo justamente por causa desta ‘mistureba’ que já compro pronta a granel, no Mercado Central. Caso você não o tenha à mão (ou não goste) use alguns destes ingredientes de sua composição, a seu gosto, especialmente o orégano, salsinha e o louro em pó…

Obs. 5: Hoje eu não tinha queijo provolone (esqueci de comprar), então usei um queijo canastra de São Roque mesmo, só para dar um toque, uma liga, e ficou muito bom!

Bon appétit!

Ana.

Anúncios

Sobre Ana Letícia

@analeticia Autora do blog Mineiras, uai! desde 2004, nasceu em Belo Horizonte-MG. É advogada e sagitariana. Gosta de poesia, literatura, fotografia música boa e dança clássica, contemporânea, de salão, etc. Já quis ser bailarina, como toda menina, e até hoje fica nas pontas dos pés. Participou do Projeto Macabéa com outros escritores blogueiros do Brasil, e foi uma das editoras do Castelo do Poeta, junto com seu primo, o saudoso poeta João Lenjob.

COMENTE!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s