Feriadão do “bão”, hein galera?! Acho que toda semana (trabalho, estudo, responsabilidades…) deveria começar na quarta-feira… Seria ótimo!
Viajei para Cipotânea, cidade onde nasci e vivi até os meus 17 anos. Fui visitar meus pais, que moram lá, e encontrar meus amigos (Fernanda, Lucieni, Aline, Fá e uma galerinha de Juiz de Fora: Gordo, Pet, Frozó e Samuel). Minha rotina foi, basicamente, cachoeira-churrasco e vice-versa (churrasco-cachoeira)… Ou seja, só animação!
Cipotânea fica na Zona da Mata mineira (perto de Barbacena), é uma cidade que nunca ouviu falar em asfalto (muita poeira…), ou melhor, lá só ouvimos falar, mas o asfalto nunca chega! Possui 7.000 habitantes, logo, é uma cidade “pacata”. Mas, nesse feriadão, Cipotânea estremeceu, devido à galera e, claro, o motivo principal: “política”. É isso mesmo, estamos chegando perto das eleições, e lá também tem votação! (Tá pensando o quê, cara pálida?! Lá tem prefeito também!). Fato histórico: desta vez são 3 candidatos à Prefeitura Cipotanense(geralmente são dois). Inclusive meu tio José Antônio, nº 40, é um deles (olha a propaganda eleitoral!!!), concorrendo pela 1º vez.
É por este fato (de meu tio ser candidato), que tive a oportunidade de saber o quanto existe gente pobre neste mundo, até em Cipotânea. Vê se pode! Tem gente que nunca foi à praça e nem à Igreja (que ficam no Centro da cidade) e nem no trailler do Gelim. (rs) Falando sério, ele relatou fatos de dar até depressão, e de agradecermos todos os dias à Deus, pela saúde, alimento, moradia, e inúmeras outras coisas que possuímos, e que às vezes nos revoltamos por nada. Ele contou um caso de um cara de + ou – uns 50 anos (louco) que vive nú, no quintal da casa onde mora o resto da família… Isso é só o início, pois, tem muita gente sofredora lá em Cipó… quêqueisso….
Na maioria das vezes, essas pessoas moram muito longe (na roça da roça) e não temos nem contato, eu mesma não sabia!!! Mas creio que esta situação pode e vai melhorar!!! Por outro lado, Cipotânea tem um povo muito hospitaleiro, simples e feliz. Na minha casa, tem direito a fogão à lenha, quintal, galinhas e até uma gatinha muito chata que chama-se Nena (segundo minha irmã). Ô gata chata… ela é um purgante… credo… Já viram gato se esquentar no fogo do fogão à lenha? Só pode ser a Nena mesmo… ninguém merece…
A cidade é “famosa” (modesta eu , né?!) pelo tanto de padre e freira que nasce lá e também pelo tanto de doido que tem… Todo 2º final de semana do mês de Julho é comemorado a Festa do Milho (sexta-feira, sábado e domingo). Vocês acreditam que inventaram a tal da Festa do Sabuco? (não é sabugo não, é sabuCo mesmo)… onde só tem doido fazendo o show em plena segunda-feira, e quem comanda a festa é o Joaquim da Semente, junto com o Itamar Changonha… êta maravilha…. é muito engraçado… vale à pena conferir…
Ah! A cachaça de lá é supimpa (Cachaça do Zé Rezende).
Desse jeito, acho que vou escrever um livro sobre Cipotânea!!! Mas já tem. Foi o Dr. Geraldo Barroso quem escreveu…. Pois é, conheço todo mundo de lá, com exceção de umas pessoas que moram beeeeemmmm lá na roça mesmo… Nossa, da próxima vez conto mais – já sei, nas eleições! É claro que eu voto lá, né?!
Donária
parabens donaria gostei dos comentario da festa do sabuco
CurtirCurtir
voce falou da festa do sabuco .
eu ja fui nesta festa e achei muito divertida mas e muita doideira para a minha cabeça
CurtirCurtir
Adorei seu blog, acredita que ele vai levar ate progresso pra sua cidade? Pois é, convenci minha organização a montar uma escola de informatica la! Acredita? Pois é! É verdade pode espalhar a boa nova em Agosto estaremos divulgando.
Um abraço de um cara que gostou desta cidade
Cristian
CurtirCurtir
Olá amigo muito legal o seu comentário eu conheço O José Antonio conheço Muita gente boa de lá Joguei bola com oAnibal do Sotino, Geraldo da Tuquinha o Gambá, Edinho, tonzinho da Delzira, e outros bons amigos Mas falando de história de cipotânea eu tambem sai de lá com 18 anos foi em 1976, conheço bem essa teera maravilhosa voltando na história o Dr Geraldo é Casado com minha Prima a Ana M. de Oliveira o nome da minha Avó, e por conincidência no livro do Dr. Geraldo ele comenta sobre a familia do meu avô por parte da Menha Mãe sobr uma briga que a familia brigou com geral ai em Cipotânea inclusive a Policia foi o Mair pega de toda a Histtoria da Cidade muito legal essas lembranças inclusive gostaria de poder comprar esse livro do Dr Geraldo para eu mostrar para os colegas de trabalho da Secretaria de Saúde aqui no Rio de Janeiro se você souber como eu consigo favor me envie um E-mail ficarei muito grat pois só vou ai de 2 em 2 anos pois nas férias eu viajo um ano pr Recife terra da minha Esposa o outro e fico aqui e o outro eu vou pra cipotânea tenho um iIrmão que mora ai vou pedir para ele votar no seu Tio
Abraços
Caetano G. Dias
E-mail: mf.cgdias@click21.com.br
CurtirCurtir
lá é muito bom
conheço la
meu irmão casou em Cipotânea
CurtirCurtir
Viva Sao Caetano do Xopotó! a cidade do cipó amarelo e na envolta ela é banhada pelos 3 rios: rio Espera, rio Brejauba e rio Xopotó. A cidade é riquíssima em artesanatos de palha de milho e as pessoas säo amigas e bons hóspedes.
vale a pena visitar as cachoeiras da redondeza e provar dos deliciosos queijos que sao feitos por lá. rapadura nem se falá. eu adorava comer a rapadura do Zé do Juca Texeira. Ele mora lá na Brejaúba onde os meus pais e familia lá residem. Vale a pena.
Abrazos cipotaneanos conterra amada, onde canta o sabiá e a naná fazendo cantiga de ninar…
viv
Caetano
CurtirCurtir