“Não basta ter um corpinho bonito, tem que ter muita cuca no lance”

Padrão
O calor vai chegando, o verão apontando e as academias começam a ficar cada vez mais cheias… eu mesma já reclamei na academia que freqüento “Marilu Dias” onde está cada vez mais difícil seguir a seqüência dos exercícios (apesar que isso não é essencial), pois sempre tenho que esperar um aparelho desocupar para malhar… Ai o Beto (coordenador da academia) sempre diz que todo verão é assim, ou melhor, todo mundo começa a malhar em outubro para estar em forma e pegar praia em janeiro (eta mineirada…).

Mas “não basta ter um corpinho bonito, tem que ter muita cuca no lance…”

Para emagrecer, firmar o corpinho, acabar com aquelas gordurinhas localizadas e incômodas (que até os homens reclamam), não basta só malhar, tem que seguir também uma dieta equilibrada. Além disso, ter um “certo controle” sobre o corpo, entendendo seu funcionamento. Tudo começa seguindo certos horários…

Lendo um texto de Yvan Touitou, Cronobiologista da Faculdade de Medicina Pité-Salpêtrière, aprendi coisas interessantes, que vocês também devem saber:

Horário para despertar: Entre 7 e 8hs, pois o corpo produz um hormônio que faz acordar, o cortisol, que neste horário está em sua concentração máxima. Ideal para acordar com facilidade e com o pé direito.
Prazer: das 9hs às 10hs: a hora certa para as folias amorosas, já que a taxa de serotonina (neuro-transmissor ligado ao prazer) está em seu apogeu.

Trabalho: das 10hs às 12hs: O estado de vigilância atinge o seu pico e a memória de curto prazo (que guarda coisas como um número de telefone que olha na lista, é retido por alguns segundos e esquecido na seqüência) está mais ativa. Depois que as endorfinas presentes entre 9hs e 10hs desaparecem, o organismo atinge a sua velocidade ideal. É o momento certo para refletir, discutir idéias e encontrar inspiração.

Descanso: das 13hs às 14 hs: por isso que dá aquela moleza depois do almoço… devido à queda de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco. Para retomar a disposição, basta 20 minutos de descanso.

Movimento: das 15hs às 16hs: A forma física encontra o seu apogeu no meio da tarde, ao mesmo tempo em que a capacidade intelectual diminui. Como não há produção de hormônios específicos nesse horário, os cronobiologistas ainda não encontraram uma explicação para o fato.

Rush: das 18hs às 19hs: À partir das 18h, o organismo fica particularmente vulnerável à poluição e ao monóxido de carbono. Convém então limitar o consumo de cigarros e evitar se possível, os engarrafamentos. Também é nesse horário que a atividade intelectual e o estado de vigilância atingem um novo pico, é a hora de desenvolver idéias..

Pileque: toda hora é hora, mas o melhor seria das 20hs às 21hs. Mas cuidado é também o momento em que as enzimas do fígado estão menos ativas, o que faz com que se fique bêbado bem mais rápido.

Sono: à partir das 20hs… ai ai.. só mais tarde… A melatonina (hormônio do sono) invade progressivamente o corpo a partir das 18h. Mas é as 20hs que aparece o primeiro momento ideal para dormir, sucedido por outros iguais a cada duas horas. Para ajudar a cair no sono, fazer amor é uma excelente idéia: o prazer sexual desencadeia a secreção de endorfinas no cérebro, favorecendo o adormecimento.

Hummmm nada mal estes horários, né? Apesar que nesta vida corre-corre não dá para cumprir à risca tudo isso…

Beijos Lú

Anúncios

Sobre Ana Letícia

@analeticia Autora do blog Mineiras, uai! desde 2004, nasceu em Belo Horizonte-MG. É advogada e sagitariana. Gosta de poesia, literatura, fotografia música boa e dança clássica, contemporânea, de salão, etc. Já quis ser bailarina, como toda menina, e até hoje fica nas pontas dos pés. Participou do Projeto Macabéa com outros escritores blogueiros do Brasil, e foi uma das editoras do Castelo do Poeta, junto com seu primo, o saudoso poeta João Lenjob.

COMENTE!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s