"Cipotânea", Eis a questão!!!

Padrão

Feriadão do “bão”, hein galera?! Acho que toda semana (trabalho, estudo, responsabilidades…) deveria começar na quarta-feira… Seria ótimo!
Viajei para Cipotânea, cidade onde nasci e vivi até os meus 17 anos. Fui visitar meus pais, que moram lá, e encontrar meus amigos (Fernanda, Lucieni, Aline, Fá e uma galerinha de Juiz de Fora: Gordo, Pet, Frozó e Samuel). Minha rotina foi, basicamente, cachoeira-churrasco e vice-versa (churrasco-cachoeira)… Ou seja, só animação!
Cipotânea fica na Zona da Mata mineira (perto de Barbacena), é uma cidade que nunca ouviu falar em asfalto (muita poeira…), ou melhor, lá só ouvimos falar, mas o asfalto nunca chega! Possui 7.000 habitantes, logo, é uma cidade “pacata”. Mas, nesse feriadão, Cipotânea estremeceu, devido à galera e, claro, o motivo principal: “política”. É isso mesmo, estamos chegando perto das eleições, e lá também tem votação! (Tá pensando o quê, cara pálida?! Lá tem prefeito também!). Fato histórico: desta vez são 3 candidatos à Prefeitura Cipotanense(geralmente são dois). Inclusive meu tio José Antônio, nº 40, é um deles (olha a propaganda eleitoral!!!), concorrendo pela 1º vez.
É por este fato (de meu tio ser candidato), que tive a oportunidade de saber o quanto existe gente pobre neste mundo, até em Cipotânea. Vê se pode! Tem gente que nunca foi à praça e nem à Igreja (que ficam no Centro da cidade) e nem no trailler do Gelim. (rs) Falando sério, ele relatou fatos de dar até depressão, e de agradecermos todos os dias à Deus, pela saúde, alimento, moradia, e inúmeras outras coisas que possuímos, e que às vezes nos revoltamos por nada. Ele contou um caso de um cara de + ou – uns 50 anos (louco) que vive nú, no quintal da casa onde mora o resto da família… Isso é só o início, pois, tem muita gente sofredora lá em Cipó… quêqueisso….
Na maioria das vezes, essas pessoas moram muito longe (na roça da roça) e não temos nem contato, eu mesma não sabia!!! Mas creio que esta situação pode e vai melhorar!!! Por outro lado, Cipotânea tem um povo muito hospitaleiro, simples e feliz. Na minha casa, tem direito a fogão à lenha, quintal, galinhas e até uma gatinha muito chata que chama-se Nena (segundo minha irmã). Ô gata chata… ela é um purgante… credo… Já viram gato se esquentar no fogo do fogão à lenha? Só pode ser a Nena mesmo… ninguém merece…
A cidade é “famosa” (modesta eu , né?!) pelo tanto de padre e freira que nasce lá e também pelo tanto de doido que tem… Todo 2º final de semana do mês de Julho é comemorado a Festa do Milho (sexta-feira, sábado e domingo). Vocês acreditam que inventaram a tal da Festa do Sabuco? (não é sabugo não, é sabuCo mesmo)… onde só tem doido fazendo o show em plena segunda-feira, e quem comanda a festa é o Joaquim da Semente, junto com o Itamar Changonha… êta maravilha…. é muito engraçado… vale à pena conferir…
Ah! A cachaça de lá é supimpa (Cachaça do Zé Rezende).
Desse jeito, acho que vou escrever um livro sobre Cipotânea!!! Mas já tem. Foi o Dr. Geraldo Barroso quem escreveu…. Pois é, conheço todo mundo de lá, com exceção de umas pessoas que moram beeeeemmmm lá na roça mesmo… Nossa, da próxima vez conto mais – já sei, nas eleições! É claro que eu voto lá, né?!

Donária

Vista da bucólica Cipotânea – MG! Posted by Hello

Sobre Ana Letícia

@analeticia Autora do blog Mineiras, uai! desde 2004, nasceu em Belo Horizonte-MG. É advogada e sagitariana. Gosta de poesia, literatura, fotografia música boa e dança clássica, contemporânea, de salão, etc. Já quis ser bailarina, como toda menina, e até hoje fica nas pontas dos pés. Participou do Projeto Macabéa com outros escritores blogueiros do Brasil, e foi uma das editoras do Castelo do Poeta, junto com seu primo, o saudoso poeta João Lenjob.

Uma resposta »

  1. Adorei seu blog, acredita que ele vai levar ate progresso pra sua cidade? Pois é, convenci minha organização a montar uma escola de informatica la! Acredita? Pois é! É verdade pode espalhar a boa nova em Agosto estaremos divulgando.Um abraço de um cara que gostou desta cidadeCristian

    Curtir

COMENTE!